LIMPEZA E CLAREAMENTO DENTAL COM CÚRCUMA E ÓLEO DE COCO: PORQUE VOCÊ NÃO DEVE ADERIR A ESSA TENDÊNCIA

Já ouviu falar sobre clareamento com cúrcurma e óleo de coco? Veja quais são os riscos desse procedimento para os dentes

Quem está insatisfeito com a aparência do sorriso com certeza já considerou fazer um clareamento dental – porém, para manter a saúde dos dentes em dia, é preciso tomar cuidado com a técnica utilizada. Recentemente, a mistura de cúrcuma e óleo de coco tem aparecido como uma solução natural e caseira para a limpeza, mas ela é realmente eficaz? Quais são seus impactos para a saúde bucal? Conversamos com o dentista André Alvim para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Confira!

NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DO CLAREAMENTO DENTAL AO USAR CÚRCUMA E ÓLEO DE COCO NOS DENTES

A cúrcuma ganhou popularidade por suas propriedades antioxidantes, antibacterianas e neuroprotetoras. Já o óleo de coco é conhecido por auxiliar na perda de peso, além de ser utilizado em inúmeros tratamentos para a pele e o cabelo. Entretanto, mesmo trazendo benefícios quando incluídos na alimentação e na estética, o mesmo não pode ser dito para a saúde bucal. “Não existe nenhuma evidência científica de que cúrcuma e óleo de coco sejam eficazes para clarear os dentes”, afirma André. “Desta forma, não podem e nem devem ser considerados uma alternativa.”

INGREDIENTES SÃO ABRASIVOS E PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DOS DENTES

A escovação com a mistura de cúrcuma e óleo de coco também pode prejudicar o esmalte e, por consequência, toda a estrutura dentária. “Métodos alternativos limpam por abrasão”, esclarece André. “Portanto, qualquer substância que contenha grânulos pode causar desgaste, sensibilidade e manchas.” O profissional ainda lembra que, com o aumento da expectativa de vida da população, preservar a estrutura dos dentes é uma das prioridades da odontologia. “Como esses produtos são abrasivos e causam desgaste do dente, de forma alguma são recomendados”, finaliza.

FLÚOR É O COMPOSTO MAIS INDICADO PARA COMBATER CÁRIES E PROBLEMAS GENGIVAIS

A dupla cúrcuma e óleo de coco também ficou conhecida por, supostamente, ajudar a prevenir cáries e problemas nas gengivas. André explica que o açúcar é o principal responsável pelo surgimento das cavidades e, por isso, o flúor é a melhor opção para evitá-las. “O que deve ser feito é uma boa escovação com pasta de dente, já que quase todas hoje em dia possuem o flúor na sua composição”, complementa. “O flúor tem a sua eficácia no combate ao surgimento das cáries comprovada cientificamente.”

CLAREAMENTO: VEJA COMO TER DENTES MAIS BRANCOS DE FORMA SAUDÁVEL

O sorriso é parte importante da autoestima e, por isso, muitos consideram fazer um clareamento para minimizar os aspecto amarelado ou escurecido dos dentes. Porém, antes de qualquer procedimento, é importante consultar seu dentista. Nada de partir diretamente para métodos caseiros, ok? Além de avaliar sua saúde bucal e recomendar o procedimento ideal para você, o profissional precisa aprovar a técnica que será utilizada – mesmo que ela não seja feita no consultório.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Alvim – CRO-RJ 24039
Rio de Janeiro – RJ
Especialista em Periodontia pela Odontoclínica Central da Marinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.